top of page
1.

Depressão

#Depressão atinge mais de 325 milhões* de pessoas no Mundo. (Acredita que seja mais, pois, quem não busca tratamento não tem como mensurar estas nas estatísticas).

.

 É uma das Doenças que mais matam ou deixa incapacitante. Em sua FASE INICIAL a moderada a pessoa tem uma vida "normal", vai para o trabalho , estuda, se diverte e volta para casa com seu vázio, sua #angustia . E podem cometer suicídio independente da fase.

.

Depressão NÃO é só quem fica em casa chorando querendo morrer . Esta é FASE GRAVE.

.

 Lembrando que SÓ tomar #remédio NÃO É TRATAMENTO adequado. Precisa de um conjunto.

.

Cuide de sua Saúde Mental.

2.

Síndrome do pânico

A Síndrome do Pânico é a #ansiedade de forma GRAVE. É quando sua mente já não processa de forma adequada os dilemas da #vida e seu #corpo começa a dá sinais que sua mente não esta bem.
.
A maioria desses #sintomas (talvez todos) tudo produção da sua mente cansada, sua mente "gritando" por #SOCORRO dizendo que vc não está bem. Aí vc peregrina de médico em médico e os exames não dão em NADA. Pessoas vão parar nos hospitais e até a óbito por doenças psicossomáticas.
..
🆘️É sua mente que já não aguenta e pede ajuda.
Cuide sua mente

3.

Transtorno Bipolar

AO Termo “Bipolar” se tornou popular, porém, poucos sabem de fato sobre a doença. O sujeito com esta patologia oscila entre comportamentos #depressivos e de #mania , ou seja, muita #euforia . Não basta variar entre #alegria e tristeza, todos nós passamos por isto em menor e maior grau.
.
Quem tem a Síndrome tem de fato uma depressão e um descontrole da sua euforia. Algumas sintomas: aumento da auto-estima (se sente superior), elação ( expansão, engrandecimento); insônia; pressão para falar (necessidade de falar e rápido), distrabilidade ; #agitação ; irritabilidade; arrogância; desinibição social e #sexual ; tendência exagerada por #compras ; idéias de grandeza, #alucinações , dentre outros. Contrastando com os comportamentos depressivos (que já foi citado em posts anteriores).
.
🛑ATENÇÃO! Este é um post INFORMATIVO, ele não descarta uma avaliação de um #Psiquiatra e uma Psicóloga . Você não pode fazer uma auto-avaliação, só um destes profissionais em consultório com algumas avaliações para diagnosticar.
Dúvidas, procure um profissional para fazer avaliação.


Cuide-se!

Transtornos Alimentares

1

Anorexia

A Anorexia nervosa é mais comum em mulheres jovens, se caracteriza por recusa a comer, perda de peso intensa e intencional, busca de um emagrecimento rápido, distorção da imagem corporal, medo intenso de engordar, baixa estima. Sendo que a AN com purgação e sem purgação, ou seja, o primeiro, a pessoa tem compulsão periódica purgativa com vômitos freqüentes e/ou uso abusivo de laxantes; sem purgação, na qual o individuo não tem compulsões periódicas e nem a purgação.
______
Apesar de ser comum em mulheres jovens, hoje encontramos casos em ambos os gêneros e diversas faixas etárias, inclusive em idosos.  As sequelas físicas são iguais a da Bulimia (falado em outro post), porém, é mais grave, pela privação maior de alimento, como: doenças metabólicas e hidroeletrolíticas, acidose metabólica, alargamento de sulcos cerebrais, dilatação dos ventrículos, atrofia cerebral (reversível), complicações oftalmológicas (catarata, atrofia do nervo óptico...), endócrinas, gastrointestinais, renais (calculo renal, insuficiência renal...), bucomaxilares e fâneros (caries deitáreis, queilose, ressecamento cutâneo, pele fria e pálida, calosidade nos dedos ou no dorso da mão...), pulmonares (edema pulmonar, taquipnéia, bradpineia...), hematológicas (anemia, leucopenia...).
______
A Anorexia é uma doença crônica e pode levar o/a sujeito (a) a morte. Procure um/a profissional para te ajudar ou ajudar seu/sua familiar.

2

Bulimia

Na bulimia nervosa as pessoas ingerem grandes quantidades de alimentos e depois utilizam métodos compensatórios, tais como: vômitos auto -induzidos, uso de laxantes e/ou diurético e/ou a prática de exercícios extenuantes como forma de evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar. Não há perda de peso grande, e assim médicos e familiares têm dificuldade de detectar o problema. A doença ocorre mais freqüentemente em mulheres jovens, embora possa ocorrer mais raramente em homens e mulheres com mais idade. Em Homens a compensação NORMALMENTE é com a prática de exercícios exagerados. (Bulimia sem vômito).
____________________
É uma doença crônica multifatorial silenciosa que a família dificilmente percebe, o individuo sofre calado, tem casos que nem o próprio se percebe neste quadro. O tratamento é interdisciplinar: Psicólogo, Nutricionista, Educador Físico e casos moderados e graves Médico Psiquiatra e Clínico Geral (ou específico) quando já tem algum órgão comprometido.

3

Obesidade

A Obesidade é considerada pela OMS e  DSM-V como um transtorno alimentar, porque além de ser uma doença crônica (mesmo que emagreça fica para sempre no mapa genético e é mais  propenso a se tornar obeso, novamente, quem já foi do que quem nunca foi obeso.) 

É a ingestão de calorias maior que a necessidade corporal que o individuo necessita e/ou gasta.

Vai além de uma questão estética.

É etiologia multifatorial que causa o aparecimento de outras doenças como: hipertensão, diabete de Mellitus (Tipo 2), doenças vasculares, osteoporose, entre outras, sendo uma patologia existente em diferentes culturas, faixas etárias e classes sociais.
___

 De acordo com Moura (1995) “a psicanálise compreende a obesidade como vicissitude do desejo e do gozo; o alimento é apenas um suporte material do verdadeiro objeto em torno do qual esta patologia¹ se organiza – o nada”.

É uma Patologia que precisa ser tratada com uma Equipe Multidisciplinar : Médico, #Nutricionista , Educador Físico, #Psicólogo , dentre outros. Porque a relação com a #comida , com #emagrecer vai além de um estado físico, envolve o emocional do sujeito. E para este processo de emagrecimento é necessário um apoio de um Psicólogo, mesmo para quem opta por #cirurgia .

bottom of page